Resenha: A Escolha

[…] Se a conversa era a letra da música, o riso era a melodia, fazendo com que o tempo que eles passavam juntos se transformasse em uma música que podia ser tocada repetidamente, sem que ele cansasse de ouvi-la. [pág. 191]

Título: A Escolha
Título Original: The Choice
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 303
Ano de Lançamento: 2012
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção Norte-Americana

Agora entendo porque minha irmã insistia tanto para que eu lesse este livro.

Quem acompanha o blog viu que quando coloquei a sinopse do livro eu falei que ele não teve nada de diferente, até aquela data (dia 09/07/2014, para ser mais exata). E completei: “é aquele tipo de livro onde duas pessoas se apaixonam e que estão querendo ficar juntas, mas tem algo (ou alguém, no caso de ‘A Escolha’) que atrapalha eles” (e realmente era isso no começo, mas por achar que seria assim o livro todo demorei a lê-lo). Mas, ainda assim estava esperando uma surpresa do “Tio” Sparks, e UAU, que grande surpresa ele nos preparou…

      

O livro começa com um prólogo que se passa em fevereiro de 2007, onde é apresentado Travis Parker, porém pouco sabe-se dele. Só sabemos que ele estava casado e com duas filhas, e algo fazia com que ele se sentisse um fracassado, mas o que fazia com quê ele se sentisse assim? Uma boa questão, porém não temos a resposta dela, não agora.

Logo após o prólogo o livro é dividido em duas partes:

Nesta primeira parte voltamos a maio de 1996 e é aqui que conhecemos, definitivamente, quem é Travis Parker: Solteiro de 32 anos, veterinário, que gosta de viagens e esportes radicais, além de amar cachorro (ele tinha um boxer gigante, chamado Moby).

E conhecemos, também, Gabby (não lembro o sobrenome dela :x): Solteira, mas que fica se perguntando o “porquê” que seu namorado (Kevin) não a pede em casamento. Trabalha em uma clínica pediátrica como assistente médica (porém, não gosta de trabalhar lá e tem bons motivos para não gostar). E também ama cachorros (ela tem uma border collie, chamada Molly).

Essa parte toda é, basicamente, para conhecermos Travis e Gabby, e para sabermos como eles se conheceram (e isso só aconteceu graças aos cachorros, então obrigada Moby e Molly ).

Aos poucos eles vão se apaixonando, até que essa paixão fica tão forte que nenhum dos dois consegue esconder, e é aí que surge a primeira grande escolha do livro: Quem Gabby vai escolher? Kevin ou Travis?

A parte um acaba exatamente quando Gabby faz sua escolha, e só descobrimos qual foi, na segunda parte.

Dessa vez avançamos para fevereiro de 2007 (a partir daí começamos a entender o prólogo). Lembra que falei que estava esperando uma surpresa de Nicholas Sparks? Então, é exatamente nesta parte que encontramos tal surpresa, e que surpresa, nunca esperei por algo assim, a cada página era uma tensão a mais do que estava acontecendo e do que havia acontecido para que eles estivessem naquela situação.

Não vou falar muito dessa parte para não correr o risco de dá spoiler, já que minha função aqui não é essa. Mas, posso dizer se preparem para a reviravolta que essa parte irá trazer e dessa vez quem terá que fazer uma escolha é Travis.

Porém, na minha opinião, nada supera o epílogo, de todo o livro este foi meu capítulo favorito.

No último capítulo avançamos 4 meses, e muita coisa acontece durante este curto tempo entre fevereiro e junho. E é aí o ápice de toda a história (repito, na minha opinião, pode ser que para algumas pessoas o melhor capítulo tenha sido algum outro). Garanto que será emocionante desde a página 217 à 303, principalmente da 291 à 303.

“A Escolha” foi muito bem escrito por Nicholas Sparks e não poderia ter tido um nome melhor do que esse, o livro todo se trata de duas grandes escolhas que podem mudar para sempre a vida dos personagens tornando-se impossível não suspirar pelo menos uma vez com essa linda história. Assim, Sparks deixa algo para refletirmos, algo que já tinha encontrado no livro “Uma Curva na Estrada”, ele nos faz pensar em como o destino pode mudar nossa vida da noite pro dia e que nunca estamos prontos para algo assim.

E mais uma vez, Sparks me surpreendeu. E caso você seja fã dele, não deixe de ler esse livro.

Quotes:

“[…] Mas as coisas mudam. As pessoas mudam. A mudança é uma das leis inevitáveis da natureza, cobrando tributos sobre a vida das pessoas. Cometem-se erros, arrependimentos surgem, e tudo o que havia sobrado eram repercussões que tornavam algo tão simples como se levantar da cama uma coisa quase extenuante.” [pág. 8-9]

“[…] Me faça um favor. Se seu namoro algum dia acabar, me ligue.” [pág. 187]

“[…] Pensando no passado, ele se lembrou de eventos que desejou ser capaz de mudar, lágrimas que desejou que nunca tivessem rolado, épocas que poderiam ter sido bem mais aproveitadas e frustrações que ele devia ter superado.” [pág. 217]

“[…] Mas o destino havia conspirado para arruinar tudo aquilo, e agora ele passava longos períodos do dia imaginando se seria humanamente possível consertar as coisas entre eles.” [pág. 226]

“[…] Há três semanas ele viu uma chuva de granizo seguida por um arco-íris espetacular que parecia emoldurar os canteiros de azaleias. As cores, tão vívidas que pareciam quase ter vida própria, faziam-no pensar que a natureza às vezes mandava sinais, e que é importante lembrar que a alegria sempre pode vir após o desespero. Mas, um momento depois, o arco-íris desapareceu e o granizo voltou, e ele percebeu que a alegria, às vezes, era apenas uma ilusão.” [pág. 252]

“[…] Até onde devemos ir em nome do amor?” [pág. 273]

Sinopse: Você pode conferir aqui.

Obs.: Só uma informação sobre a resenha: A partir de hoje minhas resenhas irão se assemelhar a essa. Irá ter mais imagens do livro (fotos das páginas, dos capítulos, da capa, etc…), como tivemos nessa. E no final colocarei os “Quotes“, para quem não sabe quote é uma palavra inglesa no qual seu significa em português é o verbo citar. Logo, irei colocar citações do livro (aquelas que eu mais gostei). Espero que tenham entendido e que gostem desse novo estilo para a resenha.

Grandes beijos e até a próxima resenha…

Jusley A.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s