TBR Jar

Oi queridos loucos, boa noite, como vocês estão? *-*

Então, alguns de vocês devem estar se perguntando o “porquê” desse nome para o post, não se preocupem irei explicar para quem não sabe. (;

O que é “TBR Jar“?

TBR Jar” ou “TBR Book Jar” nada mais é que uma frase em inglês onde “TBR” seria “To Be Read” que em português significa “Para ler” (ou “Para ser lido”), e “book” e “jar” significam, respectivamente, “livro” e “jarro”. Resumidamente temos: “Jarro de livros para ler”.

Mas, por favor, se caso você saiba nem que seja um pouco de inglês, não me martirize. Eu sei que book na frase está no singular, logo deveria ser LIVRO, e porquê coloquei livros? Simples, caso você vá procurar em algum lugar o que significa “TBR Book Jar“, a tradução será exatamente essa que eu disse, então coloquei o que a maioria diz (todos os blogs que vi tinha essa tradução), porém, sei que para ser livros deveria ser books. :|

 

Para que serve?

Acho que pelo nome já ficou bem óbvio para que ele serve, mas vamos lá: Sabe aquela montanha de livros que você tem para ler e que, assim como eu, não consegue escolher qual irá ler naquele mês/semana sem que se sinta “mal” por ter que decidir um deles? Pois é, sei exatamente pelo o que você está passando, passava muito por isso até conhecer a “TBR Jar“. E se posso dizer que essa ideia me ajudou com esse dilema, então posso afirmar que ela também irá te ajudar. XD

Como funciona?

Bom, primeiramente você tem que arrumar algum recipiente que vá servir como seu “jarro” (eu usei essa garrafinha da foto , que ganhei no aniversário da minha prima), depois é só escrever em papeizinhos todos os livros que você ainda tem que ler e coloca todos eles dentro do seu jarro e pronto, seu “TBR Jar ” está pronto (enfeite, caso queira, tem umas ideias legais na internet).

Por fim, é só você sortear o livro que irá ler no mês/semana. Como eu fiz:

 

Sei que provavelmente eu esteja um pouco atrasada em falar sobre isso, mas algumas pessoas talvez não sabiam dessa ideia e, também, é algo que estou usando ultimamente e gostaria muito de compartilhar com vocês.

Fiz o meu “TBR Jar” antes de ler o livro “A Escolha”, tinha visto a ideia em um ig que sigo no instagram (não lembro qual era). Entretanto, não tinha nome do que era, só tinha as imagens. Só fui descobrir o nome quando minha amiga, dona do blog “O Caderno de Capitu”, colocou em seu instagram sobre a “TBR Jar” dela. Então procurei mais sobre isso, para que assim pudesse trazer para vocês o método de escolha de livros para ler que estou usando hoje em dia. E como vocês podem ver, o livro que comecei a ler ontem foi:

Quem já leu esse livro? E o que acharam? Estou gostando muito, mas falo mais dele depois. Okay?

Na minha “TBR Jar” tem:

A Maldição do Tigre – Colleen Houck

Garota Exemplar – Gillian Flynn

É Melhor Não Saber – Chevy Stevens

Não Se Apega, Não – Isabela Freitas

O Mundo Pelos Olhos de Bob – James Bowen

O Tribunal das Almas – Donato Carrisi

Os Cães Nunca Deixam de Amar – Teresa J. Rhyne

Um Dia – David Nicholls (Reler)

Um Gato de Rua Chamado Bob – James Bowen (Reler)

Como vocês podem ver, dois deles são releituras (vou reler para poder fazer uma resenha para vocês), tem poucos, ainda bem, depois acrescento outros livros que quero reler, como por exemplo: “O guardião”.

Espero que vocês gostem dessa ideia e, quem sabe, adotem ela. Eu já uso e gosto muito (resolve muitos problemas kkkk). Enfim, por hoje é só isso. Até mais, grandes beijos…

Jusley A.

Leia mais sobre a “TBR Jar“: A criadora da “TBR Jar, Garota It (Vídeo) e Nem Um Pouco Épico.

3 comentários em “TBR Jar

  1. Uau, não sabia sobre isso!!! TBR Jar deve ser uma forma legal de decidir os livros rsrs… E até parece que é o “destino” ou alguma “divindade” que decide o que você lerá ou relerá… Gostei dessa ideia super criativa.

    Ah… saiba que gostei muito do seu layout e maneira de escrever, tal como sua descrição e da parte que falou sobre seu sonho de tocar violão…

    Caso queira manter contato comigo, basta me mandar Email, se desejar…

    (Ah, sei que to parecendo uma oferecida, mas eu sou assim, às vezes, quando encontro algo que me impressiona ou alguém que me impressione.)

    Vim parar no seu blog através de uma busca: livros.

    Beijos!!!

    1. Não tinha pensado por esse lado, mas agora você falando concordo, realmente parece que o “destino” decidiu qual livro tenho que ler. Porquê será que o destino escolheu esse pra mim? kkkk
      Muito obrigada pelo elogio, gosto muito de saber que minha maneira de escrever agrada ao público (prova que estou conseguindo passar tudo que quero *-*). E sim, tenho um grande sonho de aprender a tocar violão, só que estou começando a achar que não fui feita para aprender, vamos ver com o tempo kkkkk.
      E me envie um e-mail (você pode mandar um através de contato, aqui no blog mesmo, fica mais fácil, pois não sei onde encontrar o seu e-mail :\), que irei responder com maior carinho.
      E não se preocupe, não achei você oferecida. (;
      Obrigada, grandes beijos…

  2. Como eu nunca deixo de responder às perguntas que me fazem, ou melhor, sempre que me perguntam algo eu não consigo esquecer esse algo até que eu dê a reposta.

    Então vamos lá: “Por que será que o destino escolheu esse pra mim? kkkk”

    Não acredito em destino nem em sorte, mas digamos que foi a sorte quem escolheu por você, aquilo que você lerá, neste caso, por exemplo, você deve estar lendo “Como eu era antes de você”. E foi a sorte que lhe presenteou este momento, já que você não quis decidir por si mesma. Sendo assim, tente relacionar cada parte desta história que o livro lhe traz com a sua própria história. Talvez você se alegre ou talvez você chore uma jarra de lágrimas. Talvez você leve essa história ou esse livro mais a sério quando procura relacioná-los com suas próprias vivências passadas ou presentes.

    Sobre violão, posso falar com propriedade,pois sou estudante de vilão erudito há doze anos e nunca desisti de descobrir coisas novas (e sempre há coisas novas). Insista em conseguir chegar à concretização do seu objetivo.

    Obrigada por não me achar oferecida.

    Meu Email é: dinahromamarklo@gmail.com

    Beijos…

Deixe um comentário

