Cheiro de livro!

Oi queridos loucos… ^^

Quem nunca ouvi aquela frase: “Amo o cheiro de livro novo”, ou quem nunca olhou ao seu redor para ver se ninguém observava só para cheirar um livro?

Assumo que faço tudo isso o tempo todo, sempre olho ao meu redor para ver se ninguém me observa só para poder sentir o aroma de um livro recém saído de uma loja, não tem cheiro melhor. Penso que se alguém me ver fazendo esse ato possa até pensar que devo ser um louca (tecnicamente, faço jus ao nome do blog ao fazer isso XD), porém, só quem é devidamente viciado em livro é que vai entender o que estou dizendo.

Entretanto, por que gostamos do cheiro de livro novo? Uma boa pergunta, concordam? Não precisam se preocupar, pois irei explicar o motivo.

Só que antes de responder essa pergunta vou explicar o que leva o livro a ter esse cheiro (vocês precisam saber, provavelmente irão ficar tão surpresos quanto eu ao saber de onde vem tal cheiro). Ao fazer uma rápida procura (literalmente rápida), achei que alguns químicos ao analisarem livros antigos, perceberam que eles liberavam um cheiro que era uma combinação de grama, ácido, baunilha e mofo.

Não foi a primeira vez que li isso e gente, sinceramente, fiquei meio que só pensando: “MOFO? Como assim mofo?”. E se paramos para analisar, veremos que nada que foi provado cientificamente lhe dá uma resposta LÓGICA para o motivo de gostarmos tanto do cheiro do livro. Então por quê?

A um certo tempo meu pai veio com a seguinte pergunta: “Você sabe por que gostamos do cheiro dos livros?”, e claro que até então não sabia o motivo. Por isso, que ele me mostrou a resposta na revista SuperInteressante (na qual somos assinantes) e assim  como eu, outra pessoa teve essa curiosidade em saber e fez a pergunta, confiram ela logo abaixo e sua devida resposta:

Então, de forma resumida o que sentimos na verdade ao cheirar um livro é o prazer da boa leitura e do novo conhecimento adquirido. Nada de grama, ácido, baunilha ou mofo. Só novo conhecimento. E é mil vezes melhor pensar dessa forma do que lembrar que o cheiro do livro é proveniente de mofo, não esqueço mais isso :'(

Por hoje é só isso gente, mas antes de ir uma última pergunta: Ao cheirar um livro quais as lembranças que ele traz para você? Espero que vocês tenham gostado da curiosidade de hoje. Até mais, grandes beijos…

Jusley A.

P.S.: Antes de terminar de ler a resposta na revista já havia cheirado ela (e que cheiro bom kkkk);

P.S.2.: O post de hoje foi dedicado ao meu pai, já que foi ele que me deu a ideia para essa curiosidade *-*

Leia mais: De onde vem o cheiro do livro? (Literatortura); Revista SuperInteressante edição 335 – Julho/2014 (visitem o site da Super, clique aqui); Você cheira livros? (O Caderno de Capitu).

3 comentários em “Cheiro de livro!

  1. Nenhuma lembrança me vem à mente… Mas sei que, até hoje, nenhum livro foi mais cheiroso que “Ensaios”, livro de Ralph Waldo Emerson!

    E, claro! adquiri muitos conhecimentos. Principalmente com o ensaio chamado “Amizade”!
    Se eu pudesse resumir nos versos de Caetano Veloso, em Língua:

    “E sei que a poesia está para a prosa assim como o amor está para a amizade

    E quem há de negar que esta lhe é superior?”

    Irrefutável!

Deixe um comentário

