Quantos livros…

Oiiiii gente mais linda, que saudade enorme de vocês. Tem quanto tempo que não posto nada por aqui? 2 dias? Para mim parece uma eternidade. Enfim, vamos ao que interessa :D

Recentemente em uma conversa com uma amiga fiz a seguinte pergunta para ela: “Por que minha lista de livros desejados é maior que a quantidade dos lidos?” e isso despertou minha curiosidade, eu e minha curiosidade, assim decidi fazer um post falando sobre isso.

Vamos ser sinceros, quando achamos que finalmente nossa wishlist acabou vem aquele amigo, ou aquela página de livros, ou aquele ig que você gosta, ou ainda aquela promoção INCRÍVEL de livros para lhe dar aquele “tapa” na cara com mais uns 100 livros exagero novos para sua lista. E quando você vai ver tem 10 livros ainda para ler e 12 na sua listinha (experiência própria :/ ). Isso é justo? Acho que não, por esse motivo decidi pesquisar sobre a quantidade de livros. Não vai ser uma resposta concreta a minha pergunta, mas sim a resposta que acho que melhor se encaixa a ela.

Por que minha lista de livros desejados é maior que a quantidade dos lidos?

Não consigo pensar em uma resposta para essa pergunta sem me fazer outras: Quantos livros já foram publicados no mundo? E quantos são publicados por mês?

O Google estimou um dado para saber quantos livros eles precisavam escanear a fim de tornar o Google Books a maior biblioteca online que tem, eles estimaram aproximadamente 130 milhões de livros, porém o blog onde encontrei essa informação a publicou a 4 anos atrás (isso mesmo QUATRO ANOS), ou seja, provavelmente esse número deve ter aumentado. E isso são só os livros que eles precisavam escanear, imagine quantos já não existem no Google Books.

Continuando com as contas, olhei o site da ISBN (“É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição”, informação encontrada no site) e encontrei por lá que de 2005 até 2013 foram atribuídos 540.633 números de ISBN, sendo que só no ano passado foram 83.875. Imagine quantos não foram atribuídos desde 1972 (ano que a ISBN foi fundada).

Mas vamos parar de generalizar…

Quantos livros são publicados por mês? Como resposta vamos ver quantos lançamentos foram feitos por 3 editoras (aquelas que provavelmente vocês mais conhecem) esse mês:

  • Arqueiro: No site da editora (na parte de lançamentos) é possível ver 33 livros;
  • Novo Conceito: Encontramos, somente, 9 livros em lançamentos;
  • Intrínseca: São encontrados 8 livros.

Obs.: Não sei se as informações encontradas no site da Arqueiro se referem somente a esse mês, na verdade acho que não. Fique a critério de vocês.

Após ver tantos números, tanta informação, podemos chegar a uma provável conclusão a minha pergunta inicial. E é bem simples, nossa lista de livros desejados cresce tanto graças a enorme quantidade de livros que existem no mundo e sei que isso é óbvio, mas eu lhes pergunto: Vocês já tinham parado para pensar nesses números? Sei que a resposta da minha pergunta estava na cara, porém as informações por trás dela não.

Assim, podemos afirmar uma coisa: Não importa quantos livros temos para ler a nossa wishlist nunca (NUNCA) vai parar de crescer. E fico feliz com isso, pois só de imaginar a quantidade de “viagens” que ainda tenho para fazer através dos livros me fascina, e enquanto for possível estarei sempre com um novo amigo comigo para que assim sempre possa viver uma vida diferente (só viciados irão me entender). Então não fiquem triste quando sua listinha crescer, ela só mostra que ainda existem pessoas que acreditam no poder da leitura.

Por hoje fico por aqui, não sei se vocês vão gostar dessa postagem, mas fiz ela com muito carinho e deixo a critério de vocês.

Grandes beijos…

Jusley A.

P.S.: Post feito para quem é viciado em livro e tem sempre em mãos aquela listinha de desejos.

Referências (e curiosidades extras): Quantos livros já foram publicado no mundo, você sabe? – O Vendedor de Livros, Qual a maior quantidade de livros escrita por um mesmo autor? – Mundo Estranho, ISBN, Editora Arqueiro (Lançamentos), Editora Novo Conceito (Lançamentos) e Editora Intrínseca (Lançamentos).

2 comentários em “Quantos livros…

  1. Ju… Na minha visão, o q nos faz ter a wishlist cada vez mais extensa e TB nossa readed lista eh a curiosidade…

    Lembro uma vez que passei quase 5 horas na pagina geral do Submarino vendo capas de livros, títulos e sinopses… O que acrescentou quase 200 a minha “wishlist”… Mas por curiosidade em saber como aquilo se desenrola…

    O desconhecido desperta isso nas pessoas… E em nós se manifesta nessa questão de leitura pq somos apaixonados por essas historias desconhecidas… GoT não foi lançado como sucesso… Mas a curiosidade de saber como aquilo se desenrolaria, aliado eh lógico ao brilhantismo de George R.R. Martin, que transformou a saga no sucesso que eh… Isso eh so um exemplo… Todo best-seller eh iniciado no mundo através da curiosidade humana.

    1. Concordo Érick, a curiosidade é algo que “interfere” e muito na nossa wishlist, e todo livro, consequentemente todo autor, deve o sucesso deles a curiosidade de pessoas amantes de livros como a gente.
      E olhando por esse lado, amo ser cuirosa. ♥

Deixe um comentário

