Xii… Grudou!

Você acaba de acordar de uma noite tranquila de sono e percebe que seu vizinho está escutando: “Eu não tenho carro, não tenho teto”, até aí tudo bem, cada um escuta a música que gosta. Então você vai tomar seu café da manhã e começa a cantar: “E se ficar comigo é porque gosta”. Xii… Grudou! Pois é, por mais que você não goste A MÚSICA GRUDOU.

(Imagem encontrada na matéria da Super Interessante: Por que algumas músicas grudam na cabeça?)

Quantas e quantas vezes isso já não aconteceu com você, não necessariamente nessa situação ou essa música, mas você ali sem “nada” para fazer e começa a pensar em uma música. Quando é uma canção boa, OK. Mas quando é de um cantor que não somos fãs, pronto, fazemos de tudo para tentar esquece-la.

E hoje vim falar sobre isso: Por que algumas músicas grudam na cabeça? Como posso (tentar) esquecer a música?

Por que algumas músicas grudam na cabeça?

Isso acontece graças a um fenômeno (irritante) conhecido como earworm (“minhoca de ouvido”), termo criado pelo professor James Kellaris. Para esse fenômeno acontecer basta estarmos distraídos ou desocupados e pensar em uma música, pronto, isso é o suficiente para o efeito minhoca de ouvido aconteça.

Pesquisadores da Universidade Dartmouth, nos EUA, colocaram voluntários para ouvir música. E, sem aviso, a música era parada. Quando a melodia era alguma conhecida pelo ouvinte, o córtex auditivo continuava trabalhando, relembrando a melodia. Mas quando a música era desconhecida, a mente do voluntário ficava vazia. Para ocupar o espaço vazio, o cérebro começava a repetir o que tinha acabado de ouvir. Estranhamente, as mulheres são as mais suscetíveis ao fenômeno (só não sabem o por quê).

Segundo o professor, qualquer música pode entrar em looping: “Mas músicas simples, repetitivas e com mudanças inesperadas têm mais probabilidade de grudar”, diz. São aquelas formadas por refrões, frases marcantes ou oscilações na voz…

Obs.: Todas as informações encontradas como resposta a essa pergunta  foi retirada do site da Super Interessante (link abaixo).

Como posso (tentar) esquecer a música?

(Todas as respostas dessa pergunta é, somente, minha opinião sobre o assunto.)

Vou dizer como eu faço para esquecer a música… Tenho dois métodos diferentes, para situações diferentes:

1) Situação: Acordou e escutou a música chiclete, e ficou com ela na cabeça. Solução: Caso você não goste da música que escutou assim que acordou (caso goste da música, mas quer tirá-la da cabeça, siga o método 2), escute alguma outra que você goste, assim ficará com uma música “melhor” na cabeça (e para tirá-la da cabeça siga o próximo passo);

2) Situação: Estava sem fazer nada e lembrou de uma música, e ela grudou feito chiclete. Solução: Escute a música até cansar, só assim ela sai da cabeça (caso você goste da música claro, caso contrário procure escutar músicas que você goste).

É isso que eu faço quando estou com uma música chiclete na cabeça.

Na minha opinião, a música gruda por dois motivos: ou porque você odeia tanto a canção, pois o seu nível de ódio por uma música é proporcional a facilidade que ela irá grudar em você; Ou é só saudade de escutar a música, mas se você gostar dela, claro. Por exemplo: A música “chiclete”, que amo, que está recentemente na minha cabeça é: “When the days are cold. And the cards all fold. And the saints we see. Are all made of gold” (Demons ). Essa canção é minha música chiclete (a que eu amo, claro). Qual a música chiclete de vocês?

Espero que gostem da postagem de hoje…

Grandes beijos e abraços…

Jusley A.

Para saber mais: Por que algumas músicas grudam na cabeça? – Super Interessante

Deixe um comentário

