Ler no Ônibus!

Oiiiii gente… EU NÃO ABANDONEI VOCÊS \o/

Não pensem isso, ando sumida porque meus dias andam muito, muito, muito corridos e para achar um horário para publicar anda meio que complicado (não estou muito acostumada com essa nova rotina). Mas o que importa é que estou aqui hoje para trazer uma postagem para vocês, ontem fiquei acordada até tarde só para escrever e postar. Mentira a parte de postar tarde, todas as minhas postagens estão sendo programadas (obrigada por existir “programar post”!), mas por que estou programando meus posts?

Simples, estou fazendo testes de melhores horários para publicação, ou seja os melhores horários de visualizações de vocês. E (principalmente) porque estou sem tempo de escrever e publicar (nunca mais escrevi um texto completo no mesmo dia, sempre falta algo: Fotos, formatação do texto, nome, referência, etc). Então, antes de começar o assunto de hoje, quero a opinião de vocês: Qual o melhor horário de publicação para vocês?

Sem mais delongas…

Quem mora longe de onde estuda (eu!) ou trabalha, muito provavelmente pega ônibus para chegar ao seu destino, além do mais táxi é caro, então só nos resta o velho (literalmente) e bom (mentira) ônibus.

Depender deles é viver na adrenalina, conviver com pessoas que você nunca sonhou em chegar perto, dividir “cheiros” (de todos os tipos), alegrias (nem tantas), mas acima de tudo a raiva de quando um deles: quebra, não para no ponto que você ia descer, não para pra você subir, quando está cheio, quando tem aquela PESSOA que acha que TODOS devem ouvir o que ele gosta (e vamos ser sinceros, raramente é uma música boa. Acho que deveria existir a lei: Use fone de ouvido), quando o motorista freia de vez, quando o motorista passa pela lombada de vez, quando o motorista passa em uma curva de vez (e você só falta cair, caso já não tenha caído), entre outras maravilhas que todos que já andaram de ônibus uma vez na vida sabe como é que é (pelo menos temos um meio de chegar onde queremos).

Além disso tudo, ele te tira (ou dá, depende do ponto de vista) muito tempo do seu dia. Vamos dar meu exemplo, Ok? Para ir para universidade eu pego 2 ônibus e para chegar até lá passa cerca de 1 hora/1h30min (claro que isso é quando estou com sorte, o que ultimamente não está ocorrendo ¬¬’ ). E o que eu vou fazer nesse tempo “livre”? LER!

“Não acredito que você escreveu isso tudo só para dizer que lê dentro do ônibus!”, paciência caro leitor, eu estava inspirada em relatar como é maravilhosa a vida de quem anda de ônibus e, também, tenho um propósito para isso. Continue lendo que você saberá!

Porém, desanimei de ler dentro deles por um único motivo: Me disseram que ler no ônibus (ou qualquer meio de locomoção) poderia causar o deslocamento da retina, ou (para assustar mais) te deixar cego!!! EU NÃO QUERO FICAR CEGA, parei de ler no ônibus! Eis então que me surgiu a pergunta:

Ler dentro do ônibus pode deixar cego?

Primeiramente não se assustem com o termo “cego”, nem lembro ao certo se usaram esse termo para falar desse assunto comigo, mas pensei que seria uma ótima forma de chamar atenção de vocês. Para mostrar se é verdade ou não. Continuando…

Até então não tinha procurado nada sobre isso, tinha aceitado esse “fato”, até falar com Juliana (chará de apelido: Ju, super fofa e uma das donas do Blog Fofocas Literárias), comentei com ela sobre isso e ela me falou que conversou com um médico conhecido dela e ele disse que isso era mentira! \o/

Mas, mesmo acreditando na palavra de um médico que ela conhecia, resolvi procurar mais sobre isso para poder trazer para vocês com mais certeza no assunto. Então queridos loucos, podem ficar tranquilos ler no ônibus não deixa cego. No máximo que pode ocorrer é você ficar tonto (e você só fica assim no começo).

Como Renata Magnenti (2010) disse em uma postagem no site da Super Interessante (link abaixo): “…A verdade é que você pode ler as obras completas de Jorge Amado na Belém-Brasília que a retina vai continuar colada. Mas, fazendo isso, você ainda corre o risco de ficar tonto.
Basicamente, essa tontura vem do fato de que quem lê no ônibus está mandando duas mensagens conflitantes para o sistema nervoso. Do ponto de vista central, concentrada no texto à sua frente, você está parado. Mas a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e manda avisar que você está em movimento. ‘Isso gera uma confusão entre o cérebro e a visão que pode causar um mal-estar’, explica Paulo Mello Filho, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Mas essa indisposição não tem nada a ver com descolamento da retina – e pode ser facilmente evitada se você fechar a cortininha da janela do ônibus.”

Então, é com muito prazer que eu digo a vocês: ESTÁ PERMITIDO A LEITURA NO ÔNIBUS!

Como carrego meus livros:

Por fim, só queria mostrar como carrego meus livros. Eu tenho um ciúme ENORME por eles, e por isso não gosto de carregar ele na mão ou na bolsa (para não correr o risco de: amassar, riscar a capa, cair, etc). Então encontrei algo que facilitou minha vida: UMA PASTA do tamanho certo do livro! Confiram as fotos:

Esse plástico que está no livro é como eu deixo ele/eles guardados aqui, mas isso eu falo outro dia…

Grandes beijos e abraços…

Jusley A.

Referência: Ler no ônibus desloca a retina? – Super Interessante

Anúncios

6 comentários em “Ler no Ônibus!

  1. Uau, Ju! ADOREI a postagem! Esse tema é muito interessante. Fiquei realmente boba de saber que rolava esse boato por aí…

    Como meu único tempo de leitura durante a semana é dentro de um ônibus, seria uma lastima se essa história fosse verdadeira.

    Graças a Deus é só mais uma das mentiras que o povo espalha por aí! Ufa! rsrs

    Gostei da ideia da pasta, eu guardo meu livro “do momento” em uma “capinha” de tecido. Depois te mando foto no whatsapp e, se te interessar, você pode postar aqui =)

    Um beijo enorme!

    1. Ju, eu tenho muito o que lhe agradecer, se você nunca tivesse me dito que era mentira eu nunca teria procurado. Então o meu: Muito Obrigada! *-*

      Graças a Deus é só invenção do povo rsrs

      E me mande a foto, quem sabe posto aqui ou no instagram.

      Beijos…

  2. Meu Deus! Você acaba de salvar minha vida! Hahaha há muito tempo que eu parei (na verdade só diminui) a leitura dentro do ônibus, porque me falaram exatamente isso… que causava deslocamento de retina. Adorei seu post! Sério! *-*

    Beijos,
    Aline

    1. Fico feliz em ter salvo sua vida rsrs, eu também tinha diminuído minha leitura no ônibus por causa dessa história. Mas agora que sei que é mentira, voltei como era antes: Lendo o caminho todo (quando não tenho sono, claro rsrs)! xD

      Obrigada pelo elogio, Aline…

      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s