ENEM!

Olá queridos loucos, boa noite! *-*

Desculpa ter sumido esses dias meio que a UFS não me deu folga, não tive nem tempo de programar posts. Mas, o que importa é que hoje estou aqui.

E como vocês podem ver pelo título, hoje venho trazer um assunto que vocês devem ter ouvido falar durante essa semana toda, nem que seja um pouquinho, hoje decidi falar da maior prova do Brasil que acontece nesse final de semana: o ENEM! Vou dizer um pouco de como foi os anos que fiz essa prova e quem sabe algumas dicas, então vamos para o que interessa:

Para quem não sabe, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame realizado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino no país. Com o resultado dele vocês poderão ingressar em instituições de ensino superior pelo SiSu (Sistema de Seleção Unificada) ou tentar ganhar uma bolsa integral (ou parcial) para alguma instituição particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos).

As provas são realizadas em um final de semana do ano. Onde são 90 questões (sendo 45 de ciências da natureza e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias) com 4h30min de duração realizada no sábado, e 90 questões (sendo 45 de linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de matemática e suas tecnologias, mais a redação) com 5h30min de duração realizada no domingo. Os portões dos colégios que sediarão as provas abrem às 12:00 e fecham às 13:00 pelo horário de Brasília (ou seja, caso onde você more não tem horário de verão os portões abrirão as 11:00 e fecharão às 12:00). Sempre achei um horário ruim pra início de prova.

Depois dessa parte meio clichê, vamos para minha experiência com o ENEM. Fiz essa prova dois anos seguidos, e ambos pelo mesmo motivo: ENTRAR NA FEDERAL!

Sendo sincera com vocês, caros leitores, ENEM não é o tipo de prova que eu consigo me dar bem. Sabe aquela prova que você fazia com um texto enorme e que você lia todo para responder umas 5 questões. Pronto. O ENEM é quase isso, a diferença é que (a maioria das vezes) é um único texto para cada questão. Então já viu, tem que ter leitura rápida, e era aí que eu me perdia sempre (eu leio muito, mas isso nunca me ajudou a ter leitura rápida).

Nos dois anos que fiz o exame fiquei até o final da prova e até hoje me pergunto como alguém consegue sair com 1 hora de prova. Caso você vá fazer esse ano: SIM! Vai ter pessoas que vão sair muito rápido e você vai se perguntar se ela é muito inteligente pra fazer a prova tão rápido ou se ela não está nem se preocupando com a prova. No fim, você se arrepende do tempo que perdeu olhando pra pessoa, esse tempo você poderia ter usado para responder mais uma questão.

Sem falar do tempo que você perdeu com o fiscal lendo as regras (alguns lêem, tive sorte de não pegar nenhum assim), de quando você foi ao banheiro, de quando você parou para beber água. E quando bate a fome, já era…

Mas se for falar das “maravilhas” do ENEM, vai deixar essa postagem maior do que já tá, então vamos para as:

Considerações finais:

ENEM vai tentar te vencer pelo cansaço, vai tentar te vencer pela quantidade de questões que tem, pela quantidade de textos que possuem, pela quantidade de pessoas que fazem, pelo fato dele ser algo que te faz ingressar em uma faculdade, enfim… Ele vai tentar te vencer de todas as formas, mas só você que vai deixar ou não ele ganhar. Ele não é um bicho de sete cabeça, e se serve como observação: ENEM é fácil, difícil mesmo é dentro da universidade!

Então tente manter a calma e seguir todas as dicas que receberam dos seus professores durante esse ano, todas as dicas deles são muito úteis e valiosas. Antes de ir embora, deixo duas dicas minhas: Tente ler a pergunta primeiro antes de ler o texto enorme, muitas vezes o texto que eles colocam é inútil e só serve como mera informação (que até poderia ser valiosa caso você não estivesse correndo contra o tempo). Então tente ver logo a pergunta e só depois leia o texto. E não perca muito tempo em uma mesma questão, não sabe? PULE!

Por fim, desejo a todos vocês que vão fazer o ENEM esse ano boa sorte. Mas, quero desejar boa sorte especialmente para: Meus primos (Carlos, Jamylle e João Victor) e meus amigos (Anderson, Camila, Cristina, Mateus e Milena), tudo dará certo, com fé em Deus! E se esqueci de falar de alguém, peço desculpas. Por hoje é só.

P.S.: Uma postagem diferente para desejar aos meus leitores, boa prova!

P.S.2.: POR FAVOR não falem: “Se eu passar no ENEM”. O ENEM não é o tipo de prova que você “passa”, ele só vai medir sua nota em relação ao ensino médio. SÓ.

Grandes beijos e abraços…

Deixe um comentário

