Experiência #8: Piercing!

Iaê, gente!! Boooa noite, tudo bem com vocês?

Hoje estou muito feliz em poder compartilhar mais uma experiência com vocês, por vários motivos essa foi uma experiência bem legal porque: 1) Sempre achei lindo um piercing na cartilagem; 2) Sempre quis; 3) Finalmente tive coragem de fazer. Então hoje estou aqui para contar a vocês como foi desde o dia que tive a ideia até o dia que finalmente criei coragem de ir colocar, e claro vou explicar como foram meus cuidados e os problemas que enfrentei. Estão prontos?

DSC03773 - Copia

A ideia *-*

Eu sempre achei lindo e sempre quis, ok, não foi sempre. Mas desde que fiz o segundo furo na orelha (não lembro exatamente quando fiz, mas acho que foi aproximadamente em 2010) que tenho essa vontade, porém tinha muito medo porque se meu segundo furo já tinha me dado problema para cicatrizar imagine um na cartilagem. Por várias e várias vezes desisti dessa ideia por ficar pensando: “Não vai prestar, melhor ficar quieta e esquecer disso antes que eu tenha algum problema maior”. Então realmente desisti da ideia e preferi não correr o risco.

Só que no ano passado conheci uma amiga da minha irmã que tinha o piercing dos meus sonhos, pronto, ficava babando por ele — ela nunca soube disso, rsrs — e a vontade de fazer reapareceu. Para piorar essa vontade, ela ficava me chamando para acompanhá-la para que ela fizesse outro piercing (a lógica era: Nós iríamos fazer juntas, rsrs). Mas antes de ir, como sempre, comecei a fazer várias pesquisas para saber (ou melhor, reforçar o que eu já sabia) o que poderia acontecer. E isso só piorou o meu medo…

Os riscos

Muitas pessoas não sabem o risco que uma brincadeirinha dessa pode causar ou se sabem, simplesmente ignoram. Eu não ignorei, na verdade levei essa história tão a sério que levei quase 6 meses para criar coragem de colocá-lo. E não me arrependo de ter pensado bem antes de fazer.

Ok, de fato a orelha não é um lugar muito perigoso para colocar um brinco no lóbulo da orelha (a parte mais mole), mas na parte mais dura, ou seja, na cartilagem, tem que ter um cuidado maior pois pode causar necrose — morte do tecido (não procurem no google as imagens de necrose, sério, não façam isso). Além disso, a orelha (assim como outras partes do corpo) são sujeitas a queloides que é quando há um crescimento em excesso do tecido de cicatrização, em outras palavras é uma cicatriz mais alta que o normal e que tem um formato irregular, cor avermelhada/rosada/escura. Elas não são contagiosas ou qualquer coisa do tipo, na verdade ela está mais para um problema estético do que um problema mais grave. Podem aparecer após uma cirurgia, ferida, queimadura, tatuagens ou piercings. Ainda não entendeu o que é? Eu mostro, não queria, mas tenho, porque é importante que vocês saibam. Só que, de preferência, não procure imagens delas no google (vá por mim, são horríveis também). E acreditem, essa é uma queloide que eu considero “média”.

Uma queloide não te causará mal algum, mas ficará lá para sempre, pois esse é outro problema, caso uma delas apareça. Muitos dizem que queloide não tem cura, mas existem tratamentos com remédios e mesmo assim não garante 100% de resultado ou ainda pode ser feito a cirurgia de retirada da queloide que vem acompanhada com tratamentos complementares. Juntando essas duas formas de tratamento, as chances de cura aumentam assim como a chance dela retornar diminui.

Óbvio que ficava com medo de ter queloide (ninguém quer ter um negócio desse na orelha ou seja lá onde for), mas em uma das várias pesquisas que fiz — não achei o link da matéira, achei que quem nunca teve uma queloide na vida, as chances diminuem (ou seja, se você já tem/teve uma, tenha muito cuidado ao colocar um piercing). E isso me reanimou a colocar.

Inspiração ♥

Depois de, finalmente, ter “superado” o fato de que eu podia ter queloide. Comecei a procurar algumas inspirações, para ajudar a me empolgar com o piercing, e uma das pessoas que foi “wow” para mim (pois nunca imaginei que ela tinha um desse) foi a: Melina Souza, blog Serendipity (além da amiga da minha irmã, claro). Vocês sabiam que ela tinha? Eu não sabia, acho que quem acompanha ela desde o começo deve saber, mas eu só fui descobrir quando vi esse vídeo dela:

E vi que uma das minhas inspirações para o blog usava, eu nem sei o que fiquei pensando quando descobri isso rsrs… Mas. Ela. Tem. E é tão lindo:

Capturar2

Mas a minha vontade só aumentou quando vi o de Emily Bett Rickards (ou Felicity Smoak), estou muito (muito mesmo) viciada em Arrow. E Felicity trabalha em algo da minha área, achei ela incrível, então ela foi mais uma inspiração pra mim (na verdade a inspiração principal):

Arrow -- "Seeing Red" -- Image AR220b _0059b -- Pictured: Emily Bett Rickards as Felicity Smoak -- Photo: Cate Cameron/The CW -- © 2014 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.
Arrow — “Seeing Red” — Image AR220b _0059b — Pictured: Emily Bett Rickards as Felicity Smoak — Photo: Cate Cameron/The CW — © 2014 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

É bem visível que o da Emily é um transversal, mas eu não estava com coragem para um transversal (por enquanto). Então, depois de 6 meses, depois de ver Felicity com um: FUI COLOCAR O MEU!

Piercing

Quando, finalmente, tomei vergonha na cara e decidi que iria colocar, quis ir com alguém (pra não acabar desistindo rsrs) então chamei minha amiga, Luane (blog Manias de uma Garota Singular), pra ir comigo e ela topou na mesma hora. Então no dia 13 de agosto, uma quinta-feira, aproximadamente 10:00 da manhã (sim, lembro de quase tudo rsrs), fui fazer meu primeiro piercing. Assumo que estava muito nervosa/ansiosa, pra não dizer morrendo de medo. Eu estava tão nervosa que não parava de falar um segundo sequer (podem perguntar a Lu rsrs). Eu ficava pensando: “Vá lá, faça e, caso se arrependa, depois de 1 ano você tira. Não é algo tão permanente como a tatuagem”, por que depois de 1 ano? Pra fazer valer o valor que paguei por ele, rsrs. Enfim, fui e ficou lindo.

IMG_20150929_160826178

Fiz o piercing no estúdio “Inked Nation – Tattoo & Piercing” (se você mora em Aracaju e quer o contato dele, é só me mandar um e-mail perguntando), ele custou 50 reais com um brinco de aço cirúrgico, mas tinha também de titânio. Vale ressaltar que é MUITO IMPORTANTE que vocês só façam se for com aço cirúrgico ou titânio, pois com algum tipo de bijuteria pode acabar infeccionando o local e dando os riscos citados acima. E nem preciso dizer que tem que ser em um local limpo, né? Onde coloquei o meu, eles eram/são profissionais. Eu o vi pegando um brinco novo, esterelizando o brinco, ele estava com luva, foi com uma agulha nova, enfim, era tudo muito limpo e sabia que se algo desse errado, não seria porque coloquei de qualquer jeito. Tomei o maior cuidado com isso.

Muitos devem estar se perguntando: Doeu? Então, dor é algo muito relativo, muito mesmo. E eu me considero uma pessoa que suporta com mais facilidade algumas dores (menos cólica, porque cólica não é legal rsrs). Logo, pra mim, não doeu nada, na verdade comparado com o meu segundo furo no lóbulo foi como se ele nunca existisse. Não estou dizendo que você não vai sentir quando o brinco for colocado (caso ficou curioso(a) em saber como é colocado um, têm vídeos no youtube eu assisti vários rsrs), só não irá sentir tanta dor. Ok, vamos considerar uma dor suportável (bem que gostaria de não chamar o que senti de dor, mas nem sei como poderia falar que sensação é).

E assim, realizei mais um sonho, mas nem tudo são flores…

Cuidados

Eu sei que o post já tá muito longo, mas calma, estamos chegando ao fim rsrs.

IMG_20150929_160912590

Quais são os cuidados que você deve ter? Esses foram os conselhos que o cara passou pra mim: Não tope, de jeito nenhum, por hipótese alguma. Pois sua mão tem muita bactéria e isso não é bom, e você pode acabar machucando sem querer. Cuidado com quem chega perto de você, eles podem querer topar quando for ver (tem gente que parece criança, tudo que vê quer topar ¬¬’), aí tem o mesmo problema caso fosse você topando (bactérias e machucar). Não passe remédio algum, mas calma, remédios para cicatrização (aqueles iodos, ou sei lá como é o nome deles, mas aqueles que vocês colocavam em feridas quando criança rsrs). Cuidado para não dormir no lado do piercing (foi difícil, mas consegui não dormir do lado dele durante muito tempo, usei algumas técnicas rsrs), cuidado na hora de pentear o cabelo (para não acabar puxando o brinco com o pente), não coma nenhuma comida pesada, tipo: camarão, carne de porco, peixe, … E, por fim, o principal cuidado: LAVE NO MÍNIMO UMAS 3 VEZES AO DIA COM SABONETE ANTIBACTERIANO, de preferência líquido (vá por mim, comprem líquido que a aplicação fica mais fácil, eu usei o Protex de proteção 12 horas). Pronto, esses foram os cuidados que o cara passou. Sigam esses conselhos, eles foram passados por um profissional.

Mas, vão aí as minhas dicas: Quando for lavar, lavem bem as mãos antes de lavar a orelha; No primeiro dia vai ser quase impossível de topar no brinco (não dói, mas incomoda quando topa), então derrame sabonete líquido por cima que tudo será resolvido; Depois de ensaboar bem a orelha, deixe ele agir por um tempo (não é necessário horas, eu, por exemplo, só contava até 60. Não sei se isso é necessário, mas preferi fazer); Por fim, a pior parte, GIRE O BRINCO!!!! Isso é muito importante, porque ele vai “grudar” com o tempo (por causa da lenta cicatrização), por isso você precisa girar. Nos primeiros dias vocês não irão conseguir fazer isso, então eu fazia assim: Pegava água gelada (beeeem gelada) e derramava na orelha, dava uma sensação de “anestesiado”, e depois colocava a orelha debaixo da torneira e EM ÁGUA CORRENTE girava o brinco. EM HIPÓTESE ALGUMA faça isso com a orelha seca, ELE NÃO VAI GIRAR E VOCÊ VAI MAGOAR A ORELHA. Com o tempo nem será mais necessário a água gelada, só com a água corrente vocês já conseguirão fazer isso. Pronto, essas são as MINHAS dicas, isso funcionou comigo. Mas cada caso é um caso, não é porque isso deu certo pra mim que irá dar certo com você (infelizmente é a verdade).

Problemas Enfretados

Mas como tinha dito, nem tudo são flores e enfrentei problemas. Sim, mesmo seguindo todos esses cuidados, enfrentei um problema na segunda semana (quase terceira): Minha orelha inchou muito, mas assim, muito mesmo. Minha mãe dizia que parecia orelha de lutador (e pensando bem, concordo com ela rsrs). O que causou isso? Sinceramente não sei, fiz somente a suposição de ter sido alguma comida. Qual? Linguiça. Perto do dia que acordei com a orelha inchada, comi feijão tropeiro e ele vem com linguiça porém eu nem tinha lembrado que não podia comê-la. É a única lógica para minha orelha ter inchado de tal forma, vejam:

  • ANTES:
A foto do lado esquerdo foi tirada no primeiro dia. A do lado direito no segundo dia.
A foto do lado esquerdo foi tirada no primeiro dia. A do lado direito no segundo dia.
  • DEPOIS:
A foto do lado esquerdo foi no segundo dia dela inchada. E a do lado direito foi no terceiro dia (já estava melhorando, aos poucos).
A foto do lado esquerdo foi no segundo dia dela inchada (ela está “brilhando” porque tinha acabado de lavá-la). E a do lado direito foi no terceiro dia (já estava melhorando, aos poucos).

Me desesperei, claro, vi meu sonho do piercing indo por água abaixo e não sabia o que fazer. Já estava passando pela minha cabeça a hipótese de tirar o brinco (claro, que fiquei muito triste com essa hipótese), pensei até que era o começo de queloide. Mesmo assim não passei nada na orelha no primeiro dia, só tomei um remédio para ver se desinchava e para que parasse de doer (pela primeira vez, desde o dia que tinha furado, a orelha ficou doendo, mas só depois de ter lavado porque tive que girar o brinco e ela ficou latejando muito e não parava). No segundo dia, quando minha mãe me viu daquele jeito, disse para que eu olhasse alguma solução na internet (até ela dizer não tinha pensado nisso, rsrs). E foi aí que encontrei no blog da Nayara Rattacasso uma postagem e um vídeo que me salvaram. Vejam o vídeo (tem um pequeno resumo dele nessa postagem):

Lá ela explicava direitinho que o inchaço, vermelhidão, era algo normal no começo (que se preocupe se isso acontecer logo depois dele estar cicatrizado), aconselhou o que poderíamos fazer e deu o nome da pomada milagrosa dela: DIPROGENTA. Claro que me animei com a possibilidade de usar uma pomada que resolvesse logo o problema, mesmo sabendo que o cara do estúdio tinha dito pra não colocar nada. Mas eu esteva desesperada, iria viajar em poucos dias e se minha orelha continuasse daquele jeito, teria que cancelar tudo. Aí veio a má notícia: Ela só era vendida com receita médica. E lá vou eu ficar na foça de novo por causa de um brinco rsrs.

Até que vi uma luz no fim do túnel, ou melhor, um genérico no fim do túnel rsrs. Aqui em casa tem a seguinte pomada:

IMG_20151002_162150821

Minha mãe já havia usado ela em outras ocasiões e tinha dito que era muito boa, mas eu não queria passar qualquer uma. Então procurei nos comentários do vídeo da Nay, qual seria o genérico da Diprogenta, e adivinhem… A pomada que eu tinha: SERVIA!!!! Pulei de alegria e na mesma hora coloquei, no dia seguinte já fui percebendo o resultado dela. Em dois dias, mais ou menos, minha orelha já estava normal de novo.

E hoje, quase dois meses depois de ter colocado, não sinto mais nada. Não penso em tirar de jeito nenhum porque eu nunca imaginei que um simples brinco iria me fazer tão bem. É como se ele sempre existisse, agora acho estranho pensar em tirar e ficar sem. Já pensei até em colocar um transversal (mas aí são mais pesquisas e mais umas doses de coragem, rsrs). Antes de encerrar essa loooooonga postagem, uma dica final, não tirem seu piercing no primeiro dia, ou semana, ou mês, espere até que ele cicatrize bem para que você possa fazer isso. Até hoje não tirei o meu e não tirarei tão cedo, um piercing desse tipo leva no mínimo 6 meses para cicatrizar totalmente, então terei paciência (tenham também).

  • ATUALMENTE:
Foto tirada depois de 1 mês e 17 dias de colocado.
Foto tirada depois de 1 mês e 17 dias de ter colocado o piercing.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado de saber como foi essa experiência, que tenham gostado das dicas (principalmente da pomada rsrs). E não deixem de acessar: “Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?” —  Mundo Estranho; “Queloide” — Minha Vida; “Queloide” — Tua Saúde; e “Cuidados: Piercing na orelha cartilhagem” — Nayara Rattacasso. Me desculpem a postagem muito longa, qualquer dúvida mandem e-mail ou deixem um comentário, até a próxima…

Grandes beijos e abraços…

Instagram •• Twitter •• Facebook •• Pinterest

layoutoficial2

Deixe um comentário

